E-mail marketing

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Campanha e-mail Marketing por seguimento focado.

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Por que fazer e-mail marketing?


Por permitir o uso de html e css, que são as mesmas linguagens de marcação e formatação utilizadas em sites e portais na web, o e-mail pode gerar uma boa experiência visual e interativa através uma mistura atraente de cores, imagens, textos e links.

Obviamente, isto exige um planejamento de design, algo que abordaremos também neste artigo.

Além disso, ele fornece uma maneira fácil de rastrear sua própria eficácia. A maioria das ferramentas do mercado, permitem obter relatórios de entrega, visualização e clique, o que é fundamental para tomadas de decisão e mudanças na abordagem e captação de leads.


Estatísticas sobre e-mail marketing: alguns números

Veja alguns resultados do Adobe e-mail survey 2018 que demonstram o potencial crescente do e-mail como mídia:

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As pessoas passam mais de 4h por dia lendo emails no trabalho.
Isso acaba criando um comportamento “sempre online”, que reforça a sensação de urgência, fazendo com que 14% das pessoas que recebem um e-mail respondam poucos minutos depois de recebê-lo.
email marketing mobile84% dos pesquisados usam o celular para checar a caixa de entrada diariamente.
Destes, 45% usam para olhar seus emails de trabalho e
63% para ver emails pessoais.
O eImagem relacionada-mail marketing ainda é o meio preferido para manter contato com as marcas. 58% dos participantes do estudo da Adobe preferem receber promoções de produtos e serviços por e-mail a receber por aplicativos ou redes sociais das marcas.

Como fazer e-mail marketing?

Essa é a parte mais desafiadora e a que exige conhecimento de alguns parâmetros técnicos essenciais.
Por isso, sugerimos usar a metodologia 5w2h: ela consiste em 7 perguntas que, se bem respondidas, lhe permitirão traçar tudo que é necessário para a implantação do e-mail marketing como estratégia digital no seu negócio.


Quem?

Who? (Quem?)

Quem é o público? Cuidados que você deve ter com ele.

Ter sua própria base de contatos é um objetivo importante para aumentar o alcance do seu negócio na internet, afinal de contas, isso potencializa a capacidade de gerar leads e consequentemente, aumenta as vendas.

No entanto, comprar contatos não é uma boa solução, pois pode sujar permanentemente a reputação do seu domínio, inviabilizando o uso do e-mail marketing. 

Outra questão fundamental é que as listas sem renovação perdem, em média, 22,5% de entregabilidade por ano. Sendo assim, 4 anos é o prazo máximo para utilizar uma lista.

Portanto, é importante ter uma estratégia para compensar os contatos que serão perdidos.

No e-mail marketing, qualidade está acima de quantidade. Por isso, reunimos aqui 7 conceitos e termos que você deve conhecer e que vão lhe ajudar a criar uma base limpa e com alto engajamento.

Segmentação1)  Segmentação:
A personalização de conteúdo é o objetivo da segmentação de listas: você divide sua lista de emails em segmentos com base no que você conhece sobre cada usuário – seus hábitos de compra, familiaridade com sua empresa, faixa etária ou experiência profissional. A segmentação de lista coloca conteúdo direcionado para perfis de contatos.

Os segmentos podem ser bem genéricos (por exemplo, pessoas que se inscreveram na sua newsletter ontem) ou bem específicos (pessoas que compraram um produto específico depois de descobrir o seu site no Pinterest).

Em geral, quanto mais específica a segmentação, mais provável é que a informação que você envia seja de importância para o destinatário, porém, menor é o público.


Double Optin2) Double Optin:
No momento que um contato se inscreve para receber sua news, é enviado um e-mail a ele com um link para confirmar a inscrição.

Isso serve para impedir emails falsos em sua base e comprovar a intenção de recebimento.

Com esta técnica você conseguirá: menor índice de marcação de spam e descadastros e maior engajamento, ou seja, maior visualização, clique e retorno em suas campanhas.


Spamtrap3) Spamtrap:
Spamtrap é um e-mail falso, criado e gerido por entidades
 anti-spam para detectar quem são os enviadores de e-mail que usam listas compradas, antigas ou de procedência duvidosa.

Uma vez que o spamtrap comece a receber seus emails, ele irá guardar dados sobre o remetente, podendo fazer com que ele caia em uma lista negra de bloqueio, também chamada Blacklist.


Blacklist4) Blacklist:
São as listas com remetentes que mais praticam spam. 

No entanto, alguns remetentes legítimos acabam caindo nessas listas por erros básicos, como enviar para muitos contatos inválidos, contatos spamtraps ou conteúdos que possam ser classificados como spam.

Saiba o que fazer para evitar essa situação .


Optout5) Optout:
Assim como o cliente entra na sua lista através do optin (aceitação de recebimento), ele deverá sair através do optout, que é feito através de um link vinculado às peças de e-mail marketing, o qual permite o cancelamento do recebimento, de forma direta ou através de um formulário que indica os motivos da desistência.

Lembre-se: não colocar o link de descadastro nas peças de sua campanha pode configurar um envio de spam, mesmo que você tenha permissão de enviar.

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Bounce6) Bounce:
Bounce é o erro na entrega do email.

Ele é um forte indicador da qualidade da sua base de contatos, ou seja: quanto mais, pior. Os tipos mais comuns de bounce são: o Hard, em que o endereço de e-mail já não existe mais, e o Soft, quando o endereço existe, mas a mensagem enviada não pode ser entregue.

Muitas vezes, o problema é temporário – a caixa de correio do destinatário está cheia, um aviso de ausência foi configurado ou seu envio caiu no filtro anti-spam por conteúdo, reputação ou engajamento.


Graymail7) Graymail:
É um dos principais processos de degradação da entregabilidade de uma lista, em que um contato entra corretamente em sua base, com permissão de recebimento, mas com o tempo perde o interesse, ficando em uma zona indefinida, que não tem mais engajamento(views, clicks ou conversão).

Nestes casos, é indicado utilizar o descanso de base, onde você deixa os contatos sem receber envios por um determinado período.

Dessa forma, você melhora a reputação do seu domínio e pode até gerar um novo interesse nos seus contatos.

UAi!

Why? (Por quê?)

Defina os seus objetivos de comunicação.

Ao conhecer o seu público e ter sua base em constante crescimento, é necessário pensar na forma de se comunicar.
Confira a seguir 3 objetivos que você pode atingir ao realizar suas campanhas:


Prospecção e fidelização de clientes:
O fato de enviar emails numa determinada frequência é uma forma de estar em contínuo contato, o que realça a presença de marca, e ajuda muito na hora de ser lembrado como opção de serviço ou produto.



Lançamento de produtos, serviços ou promoções:
Aumentar as vendas e vender novamente para o mesmo cliente é um dos objetivos mais comuns.

Obviamente, as marcas se dirigem às pessoas que estão interessadas em receber informações sobre ofertas.


Conhecer gostos do cliente:
O e-mail marketing dá a oportunidade de conhecer os clientes, sua opinião e preferências de uma forma muito simples: solicitando diretamente a informação!

Por mais óbvio que possa parecer, poucas mídias oferecem essa facilidade.

O e mail marketing poder trazer informações muito valiosas, ao vincular a peça a um formulário de pesquisa que pergunte, por exemplo, que tipo de produtos ou serviços estão funcionando bem ou o que os clientes estão gostando ou não. 

Deste modo, as marcas podem melhorar suas estratégias.


Whaaaaat?

What? (O quê?)

Esta é uma questão importantíssima: o que enviar?

Seja para atrair novos contatos, potencializar a venda de um produto ou simplesmente convidar pessoas a se inscreverem em um evento, há um tipo de envio indicado para cada caso.

Reunimos aqui os 5 tipos mais comuns de campanha de emails para que você possa ter uma ideia do que é possível fazer:


Tipo de email: ConviteConvite
Se o seu objetivo é fidelizar clientes e gerar engajamento, este é o tipo de envio que você deve considerar.

Aqui o objetivo é claro: promover seus concursos, sorteios, eventos e cursos – basicamente a atividade básica do marketing de conteúdo. 

Todo mundo gosta de boas notícias e presentes e este tipo de conteúdo vai fazer com que seus contatos fiquem encantados.

A interação e o percentual de conversão deste tipo de e-mail costuma ser interessante.

Para ter resultado nessa abordagem, inclua CTA’s (call-to-actions) ou alguma imagem chamativa que seja atraente ao clique dos destinatários.


Tipo de email: newsletterNewsletter
Nos casos em que se precisa de uma fidelização direta e simples, a newsletter ou Boletim de Notícias é a resposta para suas preces.

Posicionar sua marca e de quebra incrementar o tráfego do seu site são alguns dos benefícios que se pode alcançar com este tipo de envio.

Se você ainda tem dúvidas quanto à eficácia deste tipo de campanha, a resposta é muito simples: é efetiva pois quem se inscreveu para receber, espera por ela.
Obviamente, só quem se inscreveu


Tipo de email: promoçõesPromoções
Quando você está na busca de novos clientes, qualquer ferramenta que facilite a vida é bem-vinda. As campanhas promocionais são, sem dúvida, um grande aliado para ajudar no aumento dos leads, e tirar o máximo proveito deste tipo de campanha não é difícil.

Diferentemente de uma newsletter, cujo caráter é mais informativo, estes tipos de campanhas focam basicamente em um só objetivo: gerar conversões.

A seguir, veja algumas dicas rápidas para otimizar campanhas promocionais:

  • Busque um assunto que impacte e que seja convidativo à abertura.
  • Tenha em conta que 64% do público só abre o e-mail por causa do assunto;
  • Mantenha um bom equilíbrio entre imagem e texto para levar o leitor direto à conversão;
  • Utilize ações claras e chamativas, sempre colocadas em partes que tenham visibilidade na peça;
  • Evite informação sem importância que possa dispersar a atenção do lead;
  • Use botões sociais na sua peça de e-mail para compartilhar o conteúdo e viralizá-lo;
  • Segmente suas listas de contatos e realize envios personalizados.

Tipo de email: datas especiaisEventos Temáticos/ Datas especiais
Festividades ou data especiais, como Natal, Páscoa, Dia das mães ou Black Friday, são o momento de colocar em prática nossas melhores táticas e tirar proveito da febre de compras que está no ar.

Um envio pontual com ofertas e promoções para sua base de contatos, sem dúvidas vai gerar leads.

Neste tipo de envio, é necessário uma segmentação precisa e também personalização.

O segredo destas campanhas é saber escolher qual benefício promover para cada público.

Além disso, chamar seus contatos pelo nome dá uma sensação de proximidade e confiança, que os aproxima da conversão.

Sejamos honestos: ninguém gosta de receber promoções genéricas… você sabia que uma campanha segmentada pode obter até 40% a mais de cliques?

tipo de email: fidelização
Ações de Fidelização
Construir um vínculo real e duradouro com seus contatos é algo que toda empresa tem em mente.

Uma campanha de fidelização pode ajudar a conseguir isso, mas geralmente é necessário fazer um certo investimento.

Um cupom de desconto, um presente ou um convite a um evento exclusivo são algumas das estratégias que podem ser usadas nestas ações.

Sabemos que este tipo de e-mail gera um gasto extra, mas demonstrar a importância que você dá aos seus clientes retornará bons frutos.

Como no item anterior, aproveite datas específicas, aniversários ou outros eventos sazonais que sirvam de pretexto para oferecer algum benefício.


Quando fazer o email?

When? (Quando?)

Frequência de envio

A frequência de envio geralmente está relacionada à quantidade de novidades que você tem para comunicar.

Nossa dica é basear a periodicidade em um calendário de envio, assim você não excede limites. O envio pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal – isso fica a seu critério.

No entanto, um estudo realizado pela DMA UK (associação de marketing britânica) mostra que as taxas de clique não aumentam conforme a frequência de envios.

Veja a seguir a quantidade de envios realizados por mês e sua respectiva taxa média de clicks em 3 anos diferentes:

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E qual é o melhor momento para enviar?

Baseado em um artigo da costumer.io, resumimos aqui quando você pode fazer ações que terão um melhor retorno.

Terça-feira é o dia que tem as melhores taxas de abertura.

Mas esta não é uma regra absoluta: emails de ativação como acessos, eventos de webinar,  criação de contas e troca de senhas abrem melhor perto do fim da semana;  newsletters e conteúdos educacionais abrem melhor no início da semana.  

Manhãs têm melhor taxa de abertura, e tardes, as melhores taxa de clique.


Onde é necessário ajustar?

Where? (Onde?)

Configurações de Domínios e Remetentes

O objetivo primário do e-mail é chegar onde ele tem chance de ser visualizado – a caixa de entrada do destinatário.
No entanto, a cada dia que passa, os provedores de e-mail criam mais e mais validações e mecanismos para filtrar conteúdo inútil (e às vezes perigoso) e impedir que eles cheguem na caixa de entrada.

Falaremos a seguir dos 2 termos mais importantes, que você deve não só conhecer, mas também manter configurados corretamente se você quer atingir resultados significativos nas suas campanhas.

DKIM (DomainKeys Identified Mail): Uma técnica que vincula um domínio a uma mensagem de e-mail; usado para verificar a autenticidade de um remetente e aumentar as taxas de entregabilidade.



Finalizando:
Selecionamos alguns artigos dos nosso blog com foco nas duas ultimas perguntas no 5w2h:


Como fazer?

How? (Como?)

Tudo o que você precisa para fazer uma boa comunicação.
9 dicas imbatíveis para criar um assunto de e-mail marketing
15 dicas para impulsionar a comunicação e retenção de clientes otimizando o layout do seu e-mail marketing
Emojis impulsionam taxa de abertura de e-mail
Como fazer e-mail marketing: os 3 passos básicos
Entregabilidade é afetada pela relação entre imagem e texto?

Qual o valor do email?

How much? (Quanto?)

Leitura de métricas, detalhes sobre ROI etc.

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